Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

A Vítima

pointing-finger

Ela nunca tem culpa de nada, o mundo conspira contra ela. Os colegas de escola não a entendem, sua família não lhe escuta, seu namorado só a critica, parece que todos a sua volta só vêem defeitos nela, ela está triste, ninguém aceita como ela é… coitadinha não? Não! Ela pode ser melhor, ela pode ser mais amiga, mais empenhada, mais solidária, mais companheira, mais determinada, mas enquanto ela aceita que estão todos a sua volta contra ela, para de se aperfeiçoar e começa a colocar a culpa no outro.

Quem nunca fez isso? É um hábito, algo que fazemos e nem nos damos conta de que o problema está do lado de dentro, até o primeiro casal do mundo fez isso, você se lembra de história? “Foi a mulher que Tu me destes Senhor”. Disse Adão e Eva tentando se defender colocou a culpa na serpente… A verdade é que ninguém é responsável pelos seus acertos ou erros, senão você.

Morte na Empresa

Certa vez uma empresa em uma situação muito difícil, as vendas iam de mal a pior, os trabalhadores estavam desmotivados, os balanços ha meses não saiam do vermelho.

Era preciso fazer algo para reverter o caos, mas ninguém queria assumir nada. Pelo contrário, o pessoal apenas reclamava que as coisas andavam ruins e que não havia perspectivas de progresso na empresa.

Eles achavam que alguém devia tomar a iniciativa de reverter aquele processo. Um dia quando os funcionários chegaram para trabalhar encontraram na portaria um cartaz enorme no qual estava escrito:

  “Faleceu ontem a pessoa que impedia o seu crescimento e o da empresa. Você está convidado para o velório na quadra de esportes”

No inicio, todos se entristeceram com a morte de alguém, mas depois de algum tempo, ficaram curiosos para saber que estava bloqueando o crescimento da empresa. A agitação na quadra era tão grande que foi preciso chamar a segurança para organizar a fila de velório. Conforme as pessoas iam se aproximando do caixão a excitação aumentava:

“Quem será que estava atrapalhando meu progresso?? Ainda bem que esse infeliz morreu!”

Um a um, os funcionários, agitados, aproximavam-se do caixão, olhavam o defunto e engoliam em seco. Ficava no mais absoluto silencio, como se tivessem sido atingidos no fundo da alma e saiam cabisbaixos.

Pois bem, certamente você já sabe que no visor do caixão havia um espelho… Afinal só existe uma pessoa responsável pelo seu crescimento: você!

É muito fácil culpar os outros, mas você parou pra pensar se você mesmo não poderia ter feito algo para mudar essa situação?

Eu tenho procurado fazer disso um hábito, me policiar mais, porque depois que você aceita que a culpa é sua, fica muito mais fácil ser uma pessoa melhor.

Beijinhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...